terça-feira, 13 de maio de 2008

Amamentar diminui risco de artrite da mãe

Um estudo realizado por especialistas suecos sugere que mulheres que amamentam por mais de um ano têm chances de desenvolver artrite reumatóide reduzidas pela metade.

A equipe de cientistas da Universidade de Malmo comparou 136 mulheres com artrite com 544 que não apresentavam o problema.

Eles perceberam que as que haviam amamentado por 13 meses ou mais tinham metade das chances de desenvolver a doença em relação às que nunca haviam praticado o aleitamento materno.

As mulheres que haviam amamentado durante um ano tiveram 25% menos riscos de desenvolver artrite, acrescentaram os especialistas.

Vida saudável

Segundo os cientistas, a amamentação libera grande quantidade do hormônio oxitocina, que pode reduzir os níveis de estresse, controlar a pressão sangüínea e proporcionar sensações de bem-estar.

Por outro lado, a amamentação também aumenta a carga de prolactina, estimulando o sistema imunológico e podendo ocasionar, curiosamente, a artrite reumatóide.

Os pesquisadores afirmam que estudos anteriores mostraram que as mulheres têm mais chances de desenvolver artrite logo após dar à luz e, diante dos últimos resultados, acreditam que os riscos são reduzidos com a prática da amamentação e o passar do tempo.

Os cientistas não souberam, no entanto, apontar as razões para as conclusões do estudo.

“Uma explicação poderia ser de que as mulheres que amamentam levam vidas mais saudáveis. Mas ainda não sabemos com certeza os mecanismos que explicam os benefícios da amamentação a longo prazo contra a artrite”, disseram os especialistas.

A artrite é uma doença auto-imune que ocorre quando o corpo ataca as articulações, confundindo-as com corpos estranhos.

O problema afeta mais as mulheres do que os homens.

O estudo foi publico na revista especializada Annals of Rheumatic Diseases.


Eu amamentei meus filhos por mais de um ano cada um: meu filho por um ano e nove meses e minha filha, por um ano e sete meses. Na foto acima, sou eu amamentando minha filha, que estava com um ano e seis meses na ocasião.

3 comentários:

Isa disse...

A amamentação é um ato tão bonito! Necessário e bonito.
Acho que os pesquisadores ainda vão levar um boooom tempo pra listarem todas as boas e desagradáveis conseqüências que o corpo da mulher sofre ao dar à luz. Mas creio que existam mais aspectos positivos do que negativos com toda essa transformação, se não fosse assim, amamentar não seria tão importante, prazeroso e saudável para a mãe e o bebê. Além, claro, de fortalecer os laços entre ambos.
Sua pequena é muito lindinha ;)

Beijos!!

Carla Beatriz disse...

Isa,

Amamentar é LINDO!

Não há tantas conseqüências desagradáveis depois de dar à luz. No meu caso, muitas coisas em termos de saúde se "consertaram" depois de minhas gestações e partos. A única conseqüência desagradável MESMO foi a hemorróida que ficou de herança da primeira gravidez.

Eu adorei amamentar meus filhos, sendo eles pequeninos e já grandinhos. Eu me orgulhava muito de amamentá-los, sendo grandinhos e comendo de tudo (e cheios de dentes na boca).

Meus filhos raramente ficam doentes e são muito espertos e inteligentes. Amamentar aumenta o QI dos bebês, sabia? :-)

Beijos mil

Sonia Regly disse...

Carla,
Agradeço a doce visita lá no Compartilhando as Letras. Afilha que eu amamentei, foi a que realmente quase não ficou doente.A amamentação é uma bênção!!!! Volte outras vezes, sua visita muito me honra!!!!!