quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Parto Pélvico

Aproveitando que a Max me fez uma pergunta sobre parto pélvico, resolvi fazer este post, já que a maioria das pessoas pensam que não é possível um parto normal de bebê pélvico.
É possível sim!

Segue um texto retirado do blog
Parir é Nascer:


"O parto (pélvico) de uma maneira geral, transcorre espontâneo, sem contratempos, sem qualquer artifício estranho. Entre as silvícolas entrevistadas não há lembrança de criança que tenha morrido por retenção de cabeça. O fato repercutiria através dos tempos e marcaria o folclore indígena em historias repetidas em sucessivas gerações.

1 - a posição agachada alarga o canal vaginal em todo o seu diâmetro. Canal mais aberto, menos risco de prender a cabeça.

2 - O peso do corpo da criança ao sair, dirigido para baixo, executa moderada e suave tração que colabora para a complementação espontânea do parto. Acreditamos no que a experiência de algumas dezenas de casos nos mostrou: não havendo contra-indicação (que o médico sabe perceber) o parto espontâneo se cumpre sem colaboração estranha. Os riscos de complicações para a mãe e para o feto são muito menores do que se esses partos fossem todos cesáreas. Índias da mata não têm medo de apresentação de nádegas. Simplesmente não fazem nada, não atrapalham a natureza, deixam a criança nascer. Sabem que na maioria dos casos nascem bem..."

(Trecho do livro: "Aprenda a Nascer e Viver com os Índios" - Moysés Paciornik - paginas 67-68)
Antes de tentar um parto pélvico, há alguns recursos o qual a mulher pode recorrer para tentar virar o bebê, conforme informações do blog da Renata Olah, que é Doula e Fisioterapeuta especializada em saúde da mulher:

1. Moxabustão

É a acupuntura "térmica". O estímulo é feito através da queima de um bastão de artemísia. Esse bastão é aproximado ao local a ser estimulado, provocando no organismo reações fisiológicas parecidas com àquelas provocadas pelas agulhas.

2. Posicionamento

Há algumas posturas que, feitas diariamente estimulam o posicionamento correto do bebê. Eles devem ser feitos 3x ao dia, por pelo menos 15 minutos.

3. Técnicas com rebozo

O rebozo é um tecido parecido com um xale e usado por doulas para mobilizar a pelve da gestante. Há algumas manobras feitas com o auxílio do rebozo que ajudam bastante! Se você tiver uma doula em seu parto, converse com ela a respeito.

4. Homeopatia

Homeopatia também é um recurso. A substância "Pulsatilla 6CH" é a indicada. Mas consulte um homeopata antes para ver se não há contra-indicações.

5. Versão externa
É o reposicionamento do bebê feito pelo médico manualmente. Deve ser realizado somente por profissionais bem treinados e capacitados. É uma manobra dolorosa para a mãe, sendo muitas vezes necessária a administração de analgesia ou analgésicos.

Fontes:
http://www.birthinternational.com/
http://www.gentlebirth.org/archives/breechcl.html
Recomendo a leitura dos dois blogs citados acima para ler os artigos completos. Uma decisão só deveria ser tomada após obter informação a respeito.

5 comentários:

Max Coutinho disse...

Oi Carla,

Obrigada por responderes à minha questão de forma tão esclarecedora.

Pensei que não fosse possível dar à luz, pelo canal vaginal, uma criança que não virasse; mas agora estou a ver que é possível (não sou muito fã de cesarianas).

Uma outra questão: se a mãe tiver tentado todas as técnicas para fazer com que o bébé vire para baixo e mesmo assim a criança de recusar...o parto pélvico poderá seguir em frente na mesma?

Mais uma vez, obrigada :D!

Beijos

Max Coutinho disse...

Oi, esqueci de accionar o acompanhamento de comentários...

Carla Beatriz disse...

Max,

Tudo vai depender da mãe e do profissional que a estiver acompanhando. Se for um médico que não tem o costume de acompanhar partos normais, ele obviamente irá indicar a cesárea.

Se for uma parteira, ela irá indicar as técnicas para virar o bebê e se isso não acontecer, ela orientará à gestante para seguir com o parto normal. Da mesma forma, um obstetra habituado a acompanhar partos normais poderá indicar o parto pélvico.

Porém, o mais importante é frisar que a decisão final é da mulher, ela é quem deve decidir se irá optar pela cesárea ou pelo parto pélvico.

Segue um link com fotos de um parto normal pélvico: http://www.birthingway.com/footling_breech.htm.

Espero que minhas informações tenham ajudado.

Beijos

Max Coutinho disse...

Carla,

Muito obrigada :D!

Li o link que deixaste no meu blog e fiquei de boca aberta! Primeiro ri imenso do médico Japonês (mais o seus conselhos sexuais para o marido) e depois fiquei emocionada com a coragem daquela moça...meu Deus!

Fiquei super informada; e vou ler também este link que deste hoje, pelo qual agradeço imenso :D!

Tem um bom fim-de-semana!

Beijos

CARLA ROCHA disse...

Parabéns! Belo blog, posts super esclarecedores! Semana iluminada pra você!