quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cesariana aumenta risco de diabetes em bebês


Artigo publicado no BBCBrasil.com.

Bebês que nascem por cesariana têm 20% mais chances de desenvolver diabetes tipo 1, indica uma pesquisa publicada na revista científica PubMed.

Os pesquisadores da Queen’s University, em Belfast, na Irlanda do Norte, revisaram 20 estudos já publicados sobre crianças nascidas por cesárea que sofrem de diabetes tipo 1.

Os resultados indicam que esse tipo de parto contribui para um aumento de 20% no risco do bebê se tornar diabético.

Segundo os pesquisadores, esse aumento não pôde ser explicado por nenhum outro fator como peso da criança no nascimento, idade da mãe, diabetes na gestação ou aleitamento materno.

De acordo com Chris Cardwell, que liderou o estudo, é provável que esse aumento ocorra porque os bebês que nascem por esse método são expostos primeiro à bactéria proveniente do hospital, e não da mãe.

O risco normal de um bebê desenvolver a diabetes do tipo 1 é de três para cada 1 mil crianças.

Opção

De acordo com Iain Frame, diretor de pesquisa da ONG Diabetes UK, que trabalha com pacientes diabéticos, as mães devem levar esse risco em consideração quando há escolha pelo tipo de parto.

“Já sabemos que a genética e as infecções infantis têm um papel importante no desenvolvimento da diabetes tipo 1 em crianças, mas os resultados desse estudo indicam que o modo como o bebê nasce pode afetar as chances de desenvolver essa condição”, afirmou o diretor.

Segundo ele, são necessárias mais pesquisas nessa área para descobrir a relação entre a cesariana e o risco de desenvolver a diabetes tipo 1.

Um levantamento encomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil e divulgado em maio deste ano, usou dados de 2006 e indica que a cesariana representa 43% dos partos realizados no setor público e no privado.

Entre as mulheres que utilizam planos de saúde, esse percentual é ainda maior e chega a 80%. No Sistema Único de Saúde (SUS), 26% dos partos são cesáreas.

8 comentários:

Juca disse...

Bom-dia, Carla!

Aquela irmã que comentei no meu post que havia feito o TCC sobre o Parto Humanizado está grávida. Ontem ela veio aqui em casa e perguntei se ela iria fazer o parto natural. Ela disse que sim, que iria tentar.

Bom, disse a ela que poderia vir aqui no seu blog obter muita informação. Quem sabe ela possa também contar com seus conhecimentos de quem já fez dois partos naturais? :-)

Tenha um ótimo dia!
Beijos!

Sonia Regly disse...

Carla,
Excelente matéria!!!!! Parabéns pelo trabalho de informação e conscientização que vc vc faz aqui.Têm post novo, apareça por lá, sua presença é uma honra!!!!!

Carla Beatriz disse...

Juca,

Parabéns pela gravidez de sua irmã!

Se ela quer tentar o parto natural, é bom ela se informar, ler bastante a respeito, conversar com profissionais da saúde que fazem parto natural e, principalmente, encontrar um médico que acredite na capacidade da mulher de parir.

Desde já, indico para ela a rede Parto do Princípio , onde ela poderá encontrar muita informação a respeito.

Igualmente, diga à sua irmã que ela pode contar comigo para todas as informações que ela quiser obter junto a mim, devido a meus conhecimentos no assunto e experiência própria na área. :-)

Um grande beijo

Carla Beatriz disse...

Sonia,

Sempre que eu encontro reportagens que falam sobre os riscos da cesariana, eu publico aqui, para que as mulheres vejam que ela não é um procedimento tão seguro assim. ;-)

Beijos

Geova Costa disse...

Carla, deixei um presentinho pra vocês lá no blog (http://www.meninorude.blogspot.com),passa lá. Beijo grande e bom final-de-semana.

Sonia Regly disse...

Carlinhaaaaaaaaaaaa,
Têm post novo lá no Blog e seus inteligentes comentários são de muita valia para mim. Apareça ok?? Beijinhos fofinhos.

Sonia Regly disse...

Carlinhaaaaaaaaaaaaaa,
Têm um selinho de presente para vc lá no meu Blog.Beijinhos fofinhos.

Seminha disse...

Amiga, tb te parabenizo pelo excelente trabalho de conscientização que fazes. São pessoas como tu, que pensam no coletivo, que fazem deste mundo um lugar melhor pra se viver.

Tenho um mimo pra ti no meu blog, vem me visitar =)
Beijos, te adoroooo!!!