segunda-feira, 28 de julho de 2008

Parteiras Urbanas

"Elas não são netas de índio e nem todas cresceram no mato entre ervas curativas. Hoje, vivem no agito das metrópoles e poderiam ser advogadas, médicas ou empresárias. Mas resolveram desenvolver o dom de ajudar mulheres a darem à luz sem sair de casa."

Belíssima matéria sobre as parteiras urbanas que assistem partos domiciliares nas grandes cidades brasileiras, publicada na Revista TPM.

Vale a pena conferir!


Eu vivo em uma das capitais brasileiras, Porto Alegre, sou uma pessoa essencialmente urbana - adoro cinema, shopping, teatro, etc - tenho curso superior completo e pós-graduação e tive minha filha em casa, em um maravilhoso e empoderador parto domiciliar. Tive o acompanhamento de meu obstetra, sua esposa parteira-enfermeira-obstetra e a doula.

Até hoje, ao relatar meu parto, sou chamada de "louca", "corajosa" e "antiquada". Eu costumo responder: "Eu acho que é preciso ter mais coragem para se internar em um hospital e ser submetida a uma cesárea, com todos os seus riscos." Uma cesárea é uma cirurgia e toda cirurgia tem riscos. Para que arriscar a minha vida e de meu bebê, só por medo de sentir dor ou por uma suposta segurança?


Bom mesmo é parto normal. E deixar a vida acontecer naturalmente, como diz a campanha do Ministério da Saúde.

12 comentários:

Sonia Regly disse...

Carla,
Eu fiz duas cesáreas, minha filha de 27 anos estava sentada e precisava ser cesárea.Correu tudo bem e me recuperei logo.A segunda, têm 24 anos , foi cesárea pois eu tive varizes vulvares e o parto normal é perigoso, pois a varize pode se romper e tanto a mãe como o bebê correm risco..Mas claro que o parto normal éo mais natural possível.

Sonia Regly disse...

No meu caso eu passei por uma junta médica e todos os médicos, aconselharam cesariana.

Carla Beatriz disse...

Sonia,

Minha crítica é para aquelas mulheres que fazem cesárea por pura comodidade, com dia e hora marcados, sem considerar que é uma cirurgia de médio porte, com todos seus riscos inerentes.
Não sou contra a cesárea, quando bem indicada, mas sou contra a cesáreas desnecessárias e a sua conseqüente banalização.

Beijos mil

Sonia Regly disse...

Carla,
Eu concordo plenamente com vc. Têm postagem nova lá no Blog.Curiosidades sobre os conterrâneos de Machado de Asis.

Seminha disse...

Amiga, eu sou completamente a favor do parto humanizado, quando tiver meus filhotes certamete esta será a minha opção. E admiro muito tua divulgação deste ideal tão nobre e importante. Mas neste caso quero ressaltar outra coisa: Q FOTO MAIS LINDAAAAA!!!!!!! Guria, retrata toda a felicidade e docura do momento que este serzinho maravilhoso veio ao mundo. Meu Deus, esta foto é emocionante, digna de prêmio.

Beijos, TE ADOROO!!!!!!!!!

Bico de Jaca disse...

Carla, me apaixonei por seu blog. Me apaixonei por suas atitudes. E me apaixonei mais ainda (pelo pouco que li) por sua história de vida.
Bom, no meu caso eu infelismente tive que fazer parto cesárea, pois minha filha já tinha evacuado no útero. Estava tudo certo para um parto normal, tive contrações até mesmo para começar a dar início ao parto, mas quando a bolsa foi estourada para agilizar um pouco mais (graças à Deus o médico teve essa iniciativa, pois assim conseguiu ver que ela tinha evacuado)eu corri para messa cirúrgica. Ela nasceu no dia do aniversário da minha mãe, que completou 4 anos de falecida no dia 25 de julho. Como Deus é quem está no controle de tudo, cesárea foi a melhor condição que ele me deu minha filha.
Muito obrigada pela visita lá no Clube Sapeca.
Milhões de beijos e para seus dois filhotes.

Carla Beatriz disse...

Seminha,

Eu torço de todo o coração que consigas ter um parto humanizado e maravilhoso, como foram os meus. :-)

A foto em questão é do exato momento em que peguei a Melissa em meus braços, que alegria!!! :-))))

Beijos mil

Carla Beatriz disse...

Caroline,

Eu também adorei teu blog! Que bom que vc veio me visitar! :-D

Você sabia que é possível ter um parto normal após cesárea? Ele é conhecido pela sigla em inglês VBAC (Vaginal Birth After Cesarea) ou PNAC (Parto Normal Após Cesárea). Tenho várias conhecidas que tiveram o segundo filho de parto normal, depois de terem tido o primeiro por cesárea. Inclusive, nesta semana nasceu a filha de uma conhecida minha de parto domiciliar, após o primeiro filho ter nascido de cesárea.
Se você pretende ter mais filhos, comece a buscar os profissionais que trabalham com a humanização do parto em sua cidade, que dessa maneira você poderá experimentar um parto muito diferente do primeiro. Estou à tua disposição para responder às dúvidas que tiveres sobre o assunto.

Um grande beijo

Bico de Jaca disse...

Carla, juro que não sabia que após ter feito uma cesárea, podemos fazer um parto normal com a próxima gestação!!! Engraçado, mas acho que isso envolve muito "cash", pois como os médicos acabam recebendo mais com um parto cesárea, aí eles aproveitam já que a mãe já foi operada. Não sei se estou falando besteira. É só dedução minha mesmo.
Muito obrigada. Coisas boas para aprender e repassar é bom demais.
Beijoes

Carla Beatriz disse...

Caroline,

É, seu raciocínio está correto, além do dinheiro envolvido, está a comodidade do médico em marcar a cesárea e não perder uma tarde ou um dia de consultório.
É muito recomendável ter um parto normal após cesárea, para que a mãe possa experimentar todo o seu protagonismo no parto. Apenas alerto que a maioria dos médicos tem receios em fazer um VBAC e acabam indicando a cesárea, mesmo que isso contrarie as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Leia bastante sobre o assunto, se informe, entre em listas de discussões sobre o assunto (recomento a Parto Nosso), converse com profissionais da saúde que trabalham com o parto normal.
Você conhece os sites Amigas do Parto e Parto do Princípio? Estão listados no meu blog em "Eu recomendo".

Um grande beijo

Sonia Regly disse...

Carla,
Têm um post interessante sobre a Flávia, que vive em coma há 10 anos,apareça por lá e também divulgue o caso da Flávia.

ieieie disse...

BUSCO POR UMA PARTEIRA PARA GANHAR ME CASA HOJE É DIA 25/03 E TENHO Q ACHAR ATE 20 DE ABRIL KERO TER EM CASA ME AJUDEM EMAIL GRANDCHASE184@HOTMAIL.COM FAÇO PRE NATAL E ESTA TUDO OK