quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Amamentação e Gripe A

Amamentação e Gripe A (H1N1 - “Gripe Suína”)



A amamentação é recomendada para proteger bebês durante surto de gripe suína pelo United States Breastfeeding Committee:

“Os bebês não amamentados estão especialmente vulneráveis a infecções e hospitalização por doença respiratória severa. Mulheres que dão bebês à luz devem ser estimuladas a iniciar cedo o aleitamento e a alimentar os filhos com frequência.


Pesquisas mostram, sem dúvida, que a amamentação é uma fonte segura e confiável de alimento, com uma infinidade de células e anticorpos que combatem totalmente as doenças, ajudando a proteger os bebês contra germes e enfermidades. Mães expostas à gripe produzem proteção específica aos filhos, transmitindo-as aos bebês através de seu leite. As formulas preparadas não oferecem essas propriedades específicas de combate a infecções. A suplementação desnecessária com fórmula deve ser eliminada, para que o bebê possa receber o máximo possível de anticorpos protetores maternos e outros fatores protetores imunológicos.


Além de manter o aleitamento materno, pais e cuidadores ajudam a proteger o bebê contra disseminação de germes, quando:

Adultos e bebês tiverem as mãos lavadas, com freqüência, com sabão e água, em especial, após os bebês colocarem as mãos na boca.

Mães e bebês forem mantidos próximos o mais possível e encorajados, bem cedo e com frequência, a terem contato pela pele.

Houver limites de partihamento de brinquedos e outros itens que tenham passado pela boca do bebê, com a lavagem completa das mãos, usando sabão e água, e dos objetos.

Chupetas (inclusive o prendedor da chupeta e a alça) e outros itens forem mantidos afastados da boca dos adultos ou de outros bebês antes de serem dados ao seu bebê .

Tiverem nariz e boca cobertos ao tossir ou espirrar. ”

United States Breastfeeding Committee (USBC) – Comitê de Aleitamento Materno dos Estados Unidos. O United States Breastfeeding Committee (USBC) é uma coalisão independente e sem fins lucrativos de 41 organizações profissionais, educacionais e governamentais influentes, Representando mais de meio milhão de profissionais preocupados e famílias atendidas, o USBC e as organizações filiadas têm a mesma missão de melhorar a saúde do país através do trabalho conjunto de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. Mais informações sobre esse centro podem ser obtidas em www.usbreastfeeding.org.


Vejam o artigo completo aqui.
Fonte: Amigas do Peito

5 comentários:

Geovana disse...

Oi Carla

Boa dica essa, nem tinha pensado sobre essa questão. Que bom divulgar boas dicas.

Beijos.

Max Coutinho disse...

Olá Carla,

Olha, não sabia que amamentar era bom para a prevenção da gripe A. Tenho uma prima que vai ter bébé para a semana e compartilharei esta dica com ela :): obrigada!

Diz-me uma coisa: há alguma alternativa à cesariana, quando o bébé não vira? Ou a cesariana é o único caminho?

Beijos

Carla Beatriz disse...

Oi Geo,

Com toda essa paranóia sobre a Gripe A, é bom saber que boas práticas continuam sendo boas! ;-)

Beijos mil

Carla Beatriz disse...

Olá Max,

Não, certamente a cesariana não é a única alternativa para um bebê com apresentação pélvica.

Ela pode tentar um parto pélvico, desde que acompanha por um obstetra ou parteira experientes em partos pélvicos.

Segue o relato de uma conhecida virtual e que teve seu bebê de parto pélvico: http://www.maternidadeativa.com.br/relato05.html.

O ideal é ela pesquisar, se informar sobre o assunto, conversar com profissionais da saúde e tomar a sua decisão, se vai optar por uma cesariana ou por um parto pélvico.

Um grande beijo

Max Coutinho disse...

Carla,

Obrigadão pela dica! Vou ler o link agora :D!

Beijão