sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Vila Piratini - A História de um Bairro-Jardim

Meu pai e eu recebemos o convite acima para o lançamento do livro "Vila Piratini - A História de um Bairro-Jardim" hoje à noite no Clube Piratini, em Charqueadas, onde moramos por 8 anos e onde passei a maior parte de minha infância.

Nós moramos na Vila Piratini de 1973 a 1981, quando meu trabalhou na Aços Finos Piratini, anos antes de ser privatizada e comprada pela Gerdau. Tenho excelentes lembranças daquela época, em que podíamos brincar livremente e sem perigo na rua, podíamos ir sozinhos à escola, podíamos ir sozinhos ao clube, podíamos andar de bicicleta e brincar até tarde da noite. Saímos de lá no início de 1982, de maneira que imagino que a Vila deve ter mudado muito, assim como tudo muda na vida. Essas belas e doces lembranças ficarão para sempre em minha memória, de ter tido uma excelente infância em um lugar agradável.

Segue abaixo uma breve descrição da Vila, retirada do blog da Associação de Moradores da Vila Piratini:

A Vila Aços Finos Piratini, implantada há mais de 35 anos, é um marco urbanístico, pois representa grande avanço em termos arquitetônicos e paisagísticos. Com proposta totalmente inovadora para época e lugar, fundamentada no conceito de Cidade Jardim, até hoje são raros os locais semelhantes no Brasil e no mundo. Foi o primeiro empreendimento habitacional de grande porte a ser construído no município e, por isso mesmo, possui relevante papel para o patrimônio de Charqueadas, com inestimável valor sócio-ambiental, cultural e urbanístico. É um lugar agradável, sinônimo de bem viver para a atual e para as futuras gerações. Porém, este verdadeiro tesouro pode estar fadado ao esquecimento, porque não há registros organizados de sua implantação e esta história, restrita a lembrança de algumas pessoas e seus diminutos acervos fotográficos, permanece inacessível a maioria da população. É preciso divulgar o conhecimento e as informações para que possamos preservar nosso bairro e contribuir para a preservação da história recente do município.

Tenhos amigos e conhecidos que vivem lá até hoje e será muito agradável reencontrar a vários deles no evento de hoje à noite.

5 comentários:

Lola disse...

Oi, Carla,

Que seja um ótimo evento!
Passei para desejar um ótimo Natal, abençoado por Deus!

Beijos.

Max Coutinho disse...

Oi Carla,

Piratini parece ser uma vila super agradável!
Eram bons os tempos em que se podia brincar na rua à vontade, não é?

Minha linda, desejo-te Festas Felizes, a ti e à tua família :D!

Beijos e abraços!

Anônimo disse...

Muito bom mesmo flor!
Suas postagens são muito construtivas!
Parabéns!!!
E olha, um big beijo e tenha um Ótimo Natal! Vc e toda família amada!
Me escreva pra gente trocar informações:
francielygst@gmail.com
E obrigada por tudo keri!
Fran com carinho!

Bico de Jaca disse...

Carla,tô passando pra deixar um beijo carinhoso, e que tenha um Natal lindo com todos seus filhos fofos e saudáveis, alegres e cheio de gargalhadas ao redor. Tenham uma noite linda e especial, cheia de desejos.
Carol.

Lola disse...

Oi, menina,
Como sempre, respondi a você lá em casa.

Fiz uma referência às pessoas que que estiveram em minha casa neste ano que passou e que me marcaram de alguma maneira. Passa lá em casa para ver!

Vamos recomeçar?!

Muita saúde!