Parto Orgásmico
(Orgasmic Birth) de Debra Pascali-Bonaro.
Documentário. Estados Unidos, 2007. 87min.
Desafiando o mito de que é doloroso e perigoso por natureza e deve ser deixado nas mãos dos médicos, o filme mostra as potencialidades emocionais, espirituais e físicas do parto. Acompanhamos de forma íntima onze mulheres que num trabalho de dar a luz o mais natural possível, gemem, beijam, riem e até gozam. O depoimento de vários especialistas no assunto, médicos e parteiras, junto com as mães, comprovam que estatisticamente esta é uma forma de parir mais saudável e mais segura, tanto para a mãe quanto para o bebê.
O filme será exibido aqui em Porto Alegre no dia 11/10/08, sábado, às 10 horas da manhã, na Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul (Rua Gen. João Telles, 317).
Ingressos SOMENTE antecipados com zezedoula@gmail.com.
O Aborto dos Outros
de Carla Gallo.
Documentário. Brasil, 2008. 72 min.
Ninguém é a favor do aborto, tampouco a mulher que se submete à prática. Talvez seja esta a principal mensagem do filme
O Aborto dos Outros, da diretora Carla Gallo, que estreou no início de setembro em São Paulo.
Apresentado como “um filme sobre a maternidade, afetividade, intolerância e solidão”, o documentário traz depoimentos de mulheres que viveram a experiência do aborto, da adolescente engravidada por estupro à mãe que descobre a malformação do feto.
As filmagens ocorreram no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp e em mais três hospitais que prestam atendimento para casos previstos em lei, dentro do Programa de Aborto Legal: Hospital Pérola Byington, Unifesp e Hospital do Jabaquara, estes da Capital. “É um filme que precisa ser visto e comentado, cujo maior mérito está em abordar a problemática do aborto com foco nas mulheres. Ele é duro do ponto de vista emocional, mas mostra com serenidade e clareza que não se trata de uma experiência fácil, mesmo para a mulher opta pelo aborto”, diz o ginecologista e obstetra Ricardo Barini. Ele aparece no documentário realizando o ultrassom e depois a interrupção da gestação de um feto anencéfalo, autorizada por um juiz de Campinas.
"Não é um filme panfletário, longe disso. É uma proposta de discussão sobre um problema gigantesco da sociedade brasileira, que criminaliza o aborto, mas é um dos países com maiores índices nessa prática (1.200 mil por ano, segundo estimativas do ministério da saúde, 2007/ uma a cada 4 gestações é interrompida voluntariamente)", diz Carla Gallo, diretora do filme.
9 comentários:
Desculpa minha ausência, a vida atribulada nos afasta de algumas atividades.
Lembrei de um deputado federal (não recordo o nome) que disse que não tinha condições de opinar sobre o aborto. "Somente uma mulher tem esse direito".
Bjos
Carlinhaaaaaaaaa,
Esse blog é um show de informação, gostei!!! O meu Compartilhando está de cara nova, mudei para Wodpress, mas tô levando uma surra, pois é mais complicado para postar.Passe por lá e deixe seu parecer.Beijinhos fofinhos.
Muito legal, espero que chegue por aqui. Beijos e boa semana.
Marius,
Uma mulher não faz um bebê sozinha, por isso, se houver condições para isso, o pai do bebê também dever o direito a opinar. Pode ser que ela queira abortar o bebê, mas o pai queira criá-lo.
Devido às minhas crenças, eu não abortaria o bebê, mas o daria para adoção, se não quisesse ficar com ele.
Não sou a favor do aborto, mas sou a favor da descriminalização do aborto.
Sonia,
Já passei para visitar teu blog de cara nova, ficou muito bonito!
Se esses filmes passarem em sua cidade, aproveite para assistir, vale a pena!
Beijos
Geovana,
Quanto ao filme Parto Orgásmico não tenho informações se irá passar em Salvador.
Já o "O Aborto dos Outros" irá passar em Salvador na 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, dia 12/10, domingo.
20h30 – Programa 1 (classificação indicativa: 12 anos)
O aborto dos outros, Carla Gallo (Brasil, 72 min, 2008, doc)
Local: Sala Walter da Silveira
Rua General Labatut, 27 – Barris
Fone: (71) 3116-8100
Beijos
Boa noite, meu nome é Gabriel sou estudante de enfermagem e estou precisando com certa URGENCIA, um copia do video com legenda em portugues pois só consegui encontrar o mesmo em ingles sem legenda.
Algum site a indicar, link ...
Aguardo retorno!
Olá Gabriel,
o DVD do filme está à venda no site www.orgasmicbirth.com traz as legendas em Francês, Alemão, Espanhol e Português.
Um abraço,
Carla
Baixar o Documentário - Parto Orgásmico - http://goo.gl/Jq89h
Postar um comentário